Saúde Mental e Migração

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 

 

A Influência da migração no processo de pensamento e na saúde mental 

Em agosto de 2020 participei de de um artigo cientifico sobre amostras de população com um risco elevado para psicose. Na época , existiam várias linhas de pesquisa em cima da amostra de pacientes , e a questão sobre a migração relacionada aos pacientes me parecia algo de extrema importância , porém com pouca atenção em nosso país. 

Na época do estudo participai coletando dados dos pacientes e fazendo toda parte de revisão bibliográfica sobre o tema . Dessa forma , analisei diversos tópicos que me levaram a conclusões como efeito da migração influência o pensamento tanto individual quanto coletivo. 

A migração é um processo antigo da civilização humana, antigamente milhões de pessoas migravam através das fronteiras , seja tribos nômades ou grupos que fugiam de conflitos. A migração tornou-se parte do desenvolvimento social e econômico global. Atualmente , nos deparamos com o processo de globalização , no qual as informações chegam rapidamente , e o processo de situar-se em um outro país ou uma cultura diferente envolve diversos fatores para adaptação. 

Diversos estudos abordaram como populações migrantes demoram mais a procurar um serviço de saúde mental quando necessitam de ajuda, grande parte disso se refere a um estigma comparado com populações nativas.  O isolamento social também é um grande fator nessa população que repercute no processamento do pensamento. 

Migrantes costumamente enfrentam a dificuldade de se situar em um novo país , lidar com obstáculos em relações interpessoais em virtude de diferenças em comunicação, diferenças em contexto cultural, e em muitos casos geram condições não confortáveis .  A situação de estresse cultural amplifica esses fatores, populações que migram devidos a conflitos armados são mais propensas a desenvolver impactos negativos na memória , atenção e compromisso de abilidades sociais. 

Quando estuda o processo de formação do pensamento , faz-se necessário entender como a linguagem é uma parte importante dessa .   O  pensamento é dividido em curso , forma e conteúdo .  O curso é o modo como o pensamento flui , podendo ser acelerado ou lentificado .  O conteúdo pode ser caracterizado pela observação cuidadosa de um profissional de saúde mental .  E a linguagem pode ser definida como o principal instrumento de comunicação e socialização desses componentes do pensamento. 

Logo , é natural que por meio da linguagem executamos a manifestação de um pensamento nosso .  Assim , com tantos contextos culturais , fatores psicosociais e diferenças individuais é de extrema importância um cuidado maior com  essa população. 

 

ESCRITO POR :  Arthur Suman Nogueira , 25/06/2023

Laboratório de Neurociências (LIM 27), Instituto de Psiquiatria, Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brazil

Artigo cientifico disponível em :

Brazilian Journal of Psychiatry (bjp.org.br)